Acessibilidade nas Escolas.

Acessibilidade em condomínios é lei.
14/08/2018
Show all
acessibilidade-nas-escolas

Recursos financeiros para implementar acessibilidade nas escolas serão liberados.

Acessibilidade nas escolas é fundamental. Para isso as instituições interessadas em receber recursos para adequações devem se inscrever no programa Escola Acessível.

Elas precisam enviar o pedido de adesão ao Ministério da Educação através da Secretaria Municipal de Educação o mais breve possível pois o prazo para inscrição das escolas encerra no dia 9 de novembro.

Assim as escolas públicas podem receber recursos para realizar reformas e como resultado garantir acesso aos estudantes com deficiência. Assim será possível investir na criação de rotas acessíveis. Além disso também poderá ser realizado o alargamento de portas, construção de rampas, aplicação do piso tátil ou aquisição de mobiliário acessível.

Com as verbas liberadas também será possível, para as escolas que ainda não o tenham feito, implementar salas de recursos. Equipamentos pedagógicos com tecnologia assistiva também estão previstos na utilização das verbas. Assim alunos com deficiência poderão ser melhor atendidos.

produtos para acessibilidade nas escolasLIBERAÇÃO DE VERBAS PARA ACESSIBILIDADE NAS ESCOLAS SERÁ EM ETAPAS.

A adesão será realizada em duas etapas. Na primeira, as secretarias municipais e estaduais devem fazer o cadastro junto ao Ministério da Educação e indicar as escolas. Em um segundo momento, precisam elaborar um Plano de Atendimento do Programa Escola Acessível. Somente após a entrega desse documento é que os recursos serão liberados.

Os valores são distribuídos conforme o número de alunos matriculados nas instituições. Os repasses variam de R$ 9,9 mil, para escolas com até 199 estudantes a R$ 18 mil, para instituições com mais de mil alunos.

As escolas públicas não podem deixar passar essa oportunidade de se inscreverem para captar esses recursos. Um ambiente acessível é um pontos fundamentais para que se tenha total inclusão nas escolas.

Mais informações podem ser obtidas entrando em contato com a CGPAE (Coordenação Geral da Política de Acessibilidade na Escola), da DPEE (Diretoria de Políticas de Educação Especial), da Secadi pelo e-mail acessibilidade@mec.gov.br.

 

produtos para acessibilidade